BIOSSÍNTESE
15 agosto, 2024
A Biossíntese significa integração da vida e visa construir um elo entre a existência corporal, a psicológica e a espiritual (Boadella, 1992) e reconhece que cada pessoa possui um amplo espectro potencial de desenvolvimento. Ela vê a vida como um processo de desenvolvimento, seus métodos são orientados a partir dos princípios do desenvolvimento orgânico trabalhando com movimentos que conforme Boadella vem a partir do fluxo da alma e possibilitam uma conexão com a espiritualidade. Trabalha com movimentos como as formas de onda da respiração rítmica.
A Biossíntese trabalha com o centering (centrar), o grounding (firmar) e o facing (encarar) que são métodos terapêuticos primários que estão ligados aos sistemas orgânicos que derivam das camadas celulares primárias na organização embriológica do feto (Boadella, 1992).
Esses métodos terapêuticos primários estão relacionados as camadas celulares na organização embriológica do feto (endoderma, mesoderma e ectoderma). O centering está relacionado ao endoderma, o grounding ao mesoderma e o facing ao ectoderma. A Biossíntese visa restaurar a integração dessas 3 camadas o que é importante para que não sejam feitos movimentos sem sentido.
a) Centering - Endoderma
O endoderma está relacionado ao desejo, é a camada interna do corpo e do feto e produz os tecidos que metabolizam a energia: os órgãos internos do tronco, os órgãos abdominais (digestivos) e os tecidos dos pulmões.
O centering (“quem sou eu”) baseia-se no restabelecimento do ritmo do fluxo na energia metabólica e do equilíbrio entre as duas metades do sistema nervoso vegetativo auxiliando no estabelecimento do equilíbrio emocional e de uma respiração harmoniosa.
b) Grounding - Mesoderma
Os tecidos do mesoderma são os últimos a se formarem, essa camada se transforma no sistema muscular, no esqueleto ósseo, vasos sanguíneos e coração e está relacionada à estrutura, ao ritmo, postura e tônus muscular. É um sistema de movimento e ação. A segunda camada germinativa é formada a partir do mesoderma.
Para Boadella o grounding (“como posso chegar lá?”) é um trabalho terapêutico que se baseia na recriação de um tônus muscular mais apropriado e não é apenas postural, mas está relacionado às estratégias de vida que desenvolvo para alcançar meus objetivos.
Na Biossíntese olhamos para o grounding vertical e horizontal. Está relacionado à possibilidade de vínculo, de contato com o outro; refere-se ao que acontece quando a energia flui na direção da superfície do corpo e à qualidade de contato encontrada.
c) Facing, Sounding - Ectoderma
O ectoderma é a terceira camada germinativa, a mais externa, forma a pele, os órgãos sensoriais e os tecidos do sistema nervoso.
Os principais órgãos ectodérmicos com exceção da pele estão concentrados na cabeça: olhos, ouvidos, nariz, língua, cérebro.
O facing e o sounding estão relacionados à compreensão, ao contato visual e vocal e à integração entre sentimento, linguagem e percepção.
d) Diagrama dos Campos da Vida
A Biossíntese utiliza o diagrama dos campos da vida que é um modo didático de pensarmos nas diversas áreas do indivíduo visando uma aproximação de sua essência.
O diagrama é formado de camadas circulares, sendo a mais externa relacionada às nossas experiências mais externas que contem nossas mascaras e mecanismos de defesa. A camada mais interna está relacionada às nossas qualidades mais verdadeiras, mais próximas de nossa essência. A camada mais interna é nossa essência.
A parte inferior de cor avermelhada está relacionada ao corpo, a parte intermediária que é verde está relacionada à personalidade e a azulada à nossa experiência simbólica. Podemos ainda relacionar a parte superior ao ectoderma, a intermediária ao endoderma e a da base ao mesoderma.
ee) Campos Motores
A canção da vida começa no útero. Os campos motores partiram da observação dos movimentos fetais que tem uma tendência a repetição. Eles têm como objetivo a pulsação e o reestabelecimento do fluxo. São compostos de 8 que são o de flexão, de extensão, tração, oposição, rotação, canalização, ativação, absorção.
Para auxiliarmos nosso cliente a construir uma nova imagem corporal quando necessário, no trabalho com os campos motores é importante avaliarmos a necessidade de nosso cliente e considerarmos a leitura movimento e não a observação da musculatura em si.
O trabalho com os campos motores conecta o movimento à respiração e ao sentimento trabalhando com a alma do músculo.
“Somente dissolvendo os bloqueios que impedem o livre fluxo dos movimentos é que podemos restaurar nas pessoas a capacidade de se relacionarem com seu ambiente de uma maneira racional e saudável.” (Correntes da vida, p.17)
